Pra você artista, que quer fazer algo relevante!
O cenário musical das últimas décadas, foi um cenário muito engessado e monopolizado pela grande indústria fonográfica. Naquela época, tudo era muito caro, criar um projeto do zero e furar a bolha, era para poucos. Não havia tantas possibilidades como temos hoje. A quantidade de estúdios e profissionais eram limitadas, todo mundo trabalhava com os mesmos produtores, engenheiros de som, gravavam nos mesmos estúdios e os valores exorbitantes, tornava a cena muito antidemocrática. Um artista pra ser visto, tinha que passar pelas TVs, rádios, revistas,realizar tour pelo país e ainda colocar seus discos nas prateleiras, uma tarefa muito difícil para artistas iniciantes que gostariam de mostrar o seu trabalho e não tinham oportunidade pra isso.
Os grandes patrões da indústria fonográfica eram as gravadoras como: Sony Music, EMI, Odeon Records, Universal, Warner Music, e tínhamos algumas brasileiras também como: A Continental, Copacabana, Elenco Records, Som Livre, Vitória Régia Discos, entre outras. Essas grandes gravadoras, além de monopolizar o mercado e ficar com a maior parte dos direitos de venda, dependendo da negociação do contrato, cometiam diversos abusos que prejudicavam muito a classe artística.
Esse cenário mudou com o avanço da internet, as mudanças na forma de consumo e a tecnologia invadindo os campos profissionais, causaram um grande impacto na dinâmica da indústria fonográfica.
Visto que, quase ninguém compra álbuns físicos, que era a principal fonte de renda dessas gravadoras, o monopólio das gigantes da indústria, enfraqueceu, por diversos motivos, as gravadoras demoraram muito para entender e se adaptar a nesse novo modelo de mercado, o que causou muito mais autonomia ao artista, outro fator importante foi o surgimento dos serviços de streaming que democratizaram muito o acesso a música e ao artista. Basta ter acesso a internet e se rompe aquela bolha impenetrável dos anos 50, 60, 70, 80, 90 e 2000.
O consumidor não precisa mais se limitar somente às músicas que as rádios tocam, nem às indicações da grande mídia, basta um click para acessar, um vasto conteúdo que seja do seu interesse, inclusive, recebendo recomendações personalizadas com base no que já ouviu... e é exatamente esse consumidor, que quando fidelizado, se esforça para comparecer aos shows, comprar os produtos e contribuir financeiramente para o sustento das bandas/ artistas que gostam.
O “sucesso” nem sempre se traduz em hits para tocar em famosos meios de comunicação. Na maioria das vezes ser bem-sucedido é encontrar o seu público e se tornar relevante para ele. Com as ferramentas tecnológicas, atingir este objetivo ficou muito mais fácil.
Contudo, com a democratização do acesso,
o aumento das ferramentas e profissionais, existe uma quantidade astronômica de produtos de alta qualidade disponíveis na rede, e isso faz com que muita coisa boa se perca.
Afinal, com tantos profissionais buscando os mesmos objetivos e tantas opções disponíveis, como conseguir destaque?
Definitivamente não existe fórmula mágica, como quase tudo nessa vida, o seu destaque está condicionado a muitas horas de dedicação, estudo, planejamento, contatos e profissionalização.
Usar as tecnologias disponíveis é indispensável. Entender que, da mesma forma que existem inúmeros conteúdos disponíveis, existe uma rede gigantesca de consumidores interessados no seu trabalho e que, às vezes o problema é que você não está alcançando o SEU público.
Planejamento e clareza de objetivos podem ser determinantes na sua divulgação, bombardear pessoas que não estão interessadas pelo seu conteúdo, é pouco eficiente. Por isso definir seu nicho é fundamental, divulgar seu trabalho e encontrar a - sua! – audiência, vai fazer toda a diferença.
Hoje, livre da necessidade de uma gravadora, o artista pode focar em diversas formas de divulgação, é importante que, após a definição do nicho, uma boa estratégia de ação seja planejada. Nunca é demais lembrar que nem todos os públicos são iguais, portanto seu planejamento tem que ser condizente com o seu objetivo, público e sua proposta artística.
Às vezes, uma boa estratégia é o lançamento de uma música- “Um hit” que sirva de isca e para depois lançar outras músicas, um EP, ou um CD, outras vezes a produção de um vídeo clipe é mais negócio, ou até mesmo o artista pode optar por releituras de obras de outros artistas (obviamente, respeitando sempre as regras dos direitos autorais), para dar maior visibilidade ao seu trabalho. Como pode ver, são inúmeras as estratégias que podem ser utilizadas, por isso entender o seu projeto, público alvo e montar um planejamento é tão importante. .
O artista deve cativar seu público fazendo com que seus fãs se envolvam no trabalho desde a construção das letras, ou a gravação de demos e até o lançamento oficial do álbum ou de produtos exclusivos. Use mídias sociais com filtro de conteúdo para chegar às pessoas. Pode começar organicamente pelas plataformas gratuitas do YouTube, Instagram, Facebook, TicToc. Mas sempre que possível, esteja em todos os lugares, Soundcloud, iTunes, Spotify, Twitch, Pandora, Shazam, em plataformas como ReverbNation, Palco Principal ou MySpace entre outras
Muitas vezes o grande empecilho para o artista em início de carreira é ter verba para conseguir produzir material de qualidade para trabalhar.
Uma opção que vem sendo utilizada para atingir esses dois objetivos são campanhas de financiamento coletivo, também conhecidas como crowdfunding, além de viabilizar financeiramente projetos, essa ferramenta ajuda a criar uma ideia de participação e interação com o público, que por ajudar, ganha benefícios ou produtos exclusivos e ainda se sente parte do projeto, o que causa expectativa e engajamento. Outra alternativa é a busca de recursos através de patrocínios públicos e privados, no Brasil existem mecanismos públicos de incentivo à cultura, justamente com esse intuito.
A tecnologia está longe de auxiliar apenas na divulgação e distribuição do material, temos disponíveis, na internet, inclusive gratuitamente, inúmeros cursos, tanto de aperfeiçoamento de instrumentos, voz, marketing, gestão financeira e muito mais. Investir em estudo, aperfeiçoamento pessoal e artístico é um grande diferencial.
Encarar sua carreira com profissionalismo é um pilar importante, ter gerenciamento financeiro, criar uma marca, com produtos personalizados, um site próprio, redes sociais eficientes, lembrando que sua imagem pessoal também impacta seu público, portanto, projetar sua imagem é fundamental. Uma dica valiosa é identificar e valorizar aquilo que te torna único, o que você representa, no que acredita e tudo que reflete sua personalidade.
Faça conexão com outros profissionais, o famoso networking, compartilhe suas experiências e busque fazer trocas verdadeiras com eles, juntos somos mais fortes, parece clichê, mas é real!
Criar uma rede, tanto com seu público, como com outros profissionais da área, é determinante para abrir espaço, projetar sua carreira e fortalecer a “cena”, como um todo. Ninguém rouba o público de ninguém, pelo contrário, trocar experiências e ajudar outros artistas só vai te ajudar a tocar em mais lugares, ter mais oportunidades, fechar boas parcerias e de quebra fazer bons amigos.
Por fim, mas não menos importante, faça shows. Estamos ainda com restrições de distanciamento social, devido à pandemia de Covid 19, mas com grandes expectativas, de que, com o avanço da imunização da população, logo voltaremos a poder tocar em espaços públicos com tranquilidade e segurança. Quando isso acontecer, aproveite! O público estará com saudades das apresentações ao vivo, se possível, programe turnês (organizadas com meses de antecedência), além de te aproximar do seu público, elas são um ótimo termômetro para sentir quais músicas funcionam mais.
E enquanto isso não é viável, aproveite a internet e promova lives de shows, participe de festivais online, transmita algum ensaio ou processo criativo, você tem uma grande chance de mostrar sua arte de uma maneira que antes não tínhamos, isso também é uma forma de cativar o seu fã, trazendo ele para perto do seu cotidiano e o envolvendo com carinho e carisma.
Hoje o espaço está mais democrático mas, nada é fácil. Ser o seu próprio empresário, diretor de arte, vender seus produtos e suas músicas, dá muito trabalho, mas pode colocar você no lugar que tanto sonhou.
Gostou desse conteúdo? Tem curiosidade sobre alguns desses assuntos? Quer saber mais sobre os mecanismos de incentivo público? marketing digital? deixe aqui seus comentários, acompanhe a nossa página no Facebook, Instagram, cadastre-se em nosso site e continue ligado em nossas publicações.
Comments